Aulas de Violino


O violino é um dos mais agudos instrumentos musicais. Seu timbre brilhante e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja por esses motivos que muitos o chamem de “rei dos instrumentos”.


De fato, o mesmo surgiu entre o fim do século XVI e o início do século XVII, como uma evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio, instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento. Contudo, podemos dizer que a história do violino se inicia mais cedo, quando certos instrumentos orientais, como o nefer egípcio e o r’jenn sien chinês, são criados. Tais instrumentos foram base para a criação de inúmeros outros, conforme as necessidades acústicas que iam surgindo.


Os primeiros violinos eram fabricados na Itália. Durante muitos anos, a fabricação do instrumento ficou restrita a três famílias italianas da comuna de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes mudanças em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.


PRIMEIRO ESTÁGIO


No primeiro estágio de estudo de violino daremos ênfase para o descobrimento da melhor posição do violino em relação ao violinista.

As primeiras notas musicais e seus respectivos sons no instrumento serão apresentados gradualmente através do estudo de repertório.


Melodias populares e folclóricas serão usadas para este estágio.


SEGUNDO ESTÁGIO

O violino como instrumento capaz de tocar melodias conhecidas. Neste segundo estágio abordaremos conteúdos teóricos, como os estudos das tonalidades e dos modos ao violino na primeira e terceira posições.

TERCEIRO ESTÁGIO


O violino enquanto instrumento virtuose, abordando habilidades como a execução das cordas duplas, arpejos, trinados, etc. Paralelamente a abordagem de repertório que apresentem os referidos conteúdos.

QUARTO ESTÁGIO

O violino como instrumento de acompanhamento e de apoio a composições como canções, e, também, como intérprete das grandes obras para violino. Enquanto técnica, desenvolveremos conteúdos como posições mais agudas do violino, mudança de posição, e técnica para diferente articulações do arco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário