Aulas de Violão


Em razão de sua praticidade, acessibilidade, e do fato de não precisar de uma conexão elétrica, a guitarra espanhola, ou violão, como é conhecido no Brasil, é um dos instrumentos mais populares atualmente.


A hipótese mais aceita que narra a origem do instrumento relata que o mesmo é uma derivação de um antigo instrumento árabe chamado alaúde. O alaúde surge na Europa por meio das invasões muçulmanas na Península Ibérica e se adaptaou às atividades culturais européias, sendo inclusive, considerado um instrumento da nobreza.



O violão desenvolvido na Espanha passou a se chamar vihuela. O mesmo tinha o formato de “oito”, com incrustações laterais; um fundo plano; além de quatro pares de cordas tocados com os dedos, o que produzia um som bastante suave. A partir da vihuela, o violão de antigamente, surgiu outro conhecidíssimo instrumento: a guitarra espanhola.



Curiosidade: somente no Brasil existe a palavra “violão”. No resto do mundo, as pessoas se referem a este instrumento por “guitarra”. J


Conteúdos:



Música por cifras e partituras.

Apresentação dos fundamentos de harmonia e composição musical.
Apreciação de vídeos e gravações dos grandes intérpretes!
As aulas do curso de violão, com duração de uma hora semanal, abrangem conteúdos técnicos e desenvolvimento de repertório.


PRIMEIRO ESTÁGIO



Apresentação do violão como instrumento melódico. Neste estágio também conheceremos a linguagem musical e sua escrita em partitura aplicada a primeira posição do instrumento.


SEGUNDO ESTÁGIO


Aprendizado dos principais acordes para acompanhamento de canções e melodias, determinado pelas cifras. Ao término deste estágio o aluno se encontrará apto a executar os acordes, os ritmos, e as principais técnicas de digitação, rasteados e arpejos para a Mão Direita.


TERCEIRO ESTÁGIO


Apresentação do instrumento como solista, capaz de executar tanto melódias quanto harmônias, abrangendo todo o braço do instrumento, além da primeira posição já vista. Na conclusão do terceiro estágio o aluno estará apto a desenvolver solos, ou peças para grupos, de grandes compositores, de épocas e estilos diferentes.


QUARTO ESTÁGIO


Apresentação do instrumento para uso na composição musical. Neste estágio do estudo se almeja proporcionar ao aluno o domínio maior da linguagem musical, tornando-o apto, em última instância, a compor acompanhamentos, e músicas próprias.




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